quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

O que é estar na moda?

     Eu tenho estado doente essa semana e ficar jogada na cama rolando de dor me da muito tempo pra pensar. Uma questão que ficou piscando na minha cabeça foi essa: O que é estar na moda?
     Muitas pessoas responderiam sem nem mesmo piscar, que estar na moda é seguir fielmente as tendências, se mantendo sempre atualizada sobre o que pode ou não vir a estar na moda. Eu digo que isso faz parte, e de certa forma está correto, mas moda vai muito além de roupas e estar in ou out. Moda tem haver com os homens e mulheres que a vestem. Faz-se um produto pensando no consumidor. Quando um designer faz uma roupa ele não a faz pensando em si próprio, ele faz pensando em seu público alvo. Ele tenta transmitir os sentimentos através da roupa. E os sentimentos mais importantes pra mim são a confiança e o conforto.
     Uma mulher, por exemplo, não adianta comprar uma roupa que está super na moda, mas não irá cair bem em seu corpo. Isso não a deixará confortável, nem elevará sua auto-estima.
     Há muitos anos atrás roupas deixaram de ser necessidades para cobrir suas vergonhas e passaram a ser um elemento a mais nas mulheres, algo como um acessório. Usado para dar um ar desde inocente até um ar mais sensual.
     Eu já conheci e vi muitas pessoas que vestem suas roupas como se fosse máscaras. Ontem ela usou um vestido rosa pálido delicado e viveu o papel da donzela delicada, enquanto hoje está numa calça de couro e top curto fazendo a mulher sexy e revoltada. Na minha humilde opinião, isso está errado. Roupas podem, sim, ser usadas para acentuar uma personalidade, mas não a que você decidir. Os elementos da moda são feitos em grandes diversidades para poder atender a todo tipo de mulher, e devem ser usados para combinar com a personalidade de cada uma. Ajudando-as a se descobrir emocionalmente e, claro, descobrir seus atributos físicos.
     Embora eu veja o quanto a moda é banalizada hoje em dia, eu ainda tenho fé que ela cumpre seu papel na vida de cada pessoa, assim como cumpre na minha. E foi o fato dela cumprir tão bem seu papel em mim que eu me apaixonei pela moda e a arte de criar peças que possam vestir a todo tipo de pessoas. Um dia quem sabe, as pessoas possam dar mais valor e entendam que cada peça de roupa que cobre seu corpo tem um objetivo e uma história.
     E vocês? O que acham que é estar na moda?

4 comentários:

  1. Ah, não sei, até concordo. Mas por exemplo eu, gosto de digamos viver personagens, as vezes, normalmente quando saio. Não sei se é porque eu ainda não encontrei o meu estilo, mas não é nada extravagante demais, ou de menos. Normalmente é o meio termo. Fora que muitas vezes é divertido mudar, mas não pelos outros e sim pelo que te faz sentir melhor na hora. (:

    Belo post.

    ResponderExcluir
  2. Imagino que deve-se aproveitar o que a moda traz de bom, o que veste bem e tem estilo. Mas se esconder atras das roupas aí não dá. Ter estilo é diferente de se mascarar.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. estar na moda é ser idiota, por que a moda é coisa de viado e é tão futil que nao merece atenção

    ResponderExcluir
  4. Se não merece atenção então pq vc parou aqui ?

    ResponderExcluir